9 de maio de 2006

"Má Língua"

Talvez se lembrem de certo programa da SIC que tinha o nome sugestivo de "Noite da Má Língua"!Nesse tempo, tinha tempo e via todos os tempos de antena dos quatro canais; esse tempo foi, de facto, um tempo fantástico, sobretudo pelas intervenções saborosas do eloquente MEC (recordam-se do Miguel Esteves Cardoso?).
Noites ( e dias...) assim , de má língua, há com fartura por aí fora. Então na minha cidade...
Peguei no tema, escrevi uma "croniqueta", e aqui vai parte dela, com a saborosa ilustração do amigo Paulo Ribeiro...

(...) Cidade em vias de crescimento, dirão uns, cidade sem estruturas que mereçam tal epíteto, dirão outros. Por mim, dou de barato estas e outras opiniões porque, agora, trago à liça assunto não menos importante, do meu ponto de vista; refiro-me à má-língua que campeia por cá..
Os meus (minhas) conterrâneos/as gostam de rotular as pessoas e as coisas de ânimo leve, a tal ponto que, por vezes, dou comigo a pensar se não estarei noutra era … e numa aldeia onde as comadres “fazem renda” com a vida dos vizinhos. O boato tem perna comprida, propaga-se em velocidade supersónica, e por este andar, não há rotundas e passadeiras que travem a marcha à má-língua.
Se os leitores desta “croniqueta” esperam por exemplos (que não são necessários…), tirem daí o sentido, não vou “lavar roupa suja” - apenas aproveitei o mote para dar lhe corpo (nunca “alma”!) e citar parte do que escreveu uma jovem num “artigo de opinião” em página virtual.
Diz a “Anita” (?), treze anos de gente pequena, que um dia vai ser grande:
(...) Se eu pudesse voar, ia para longe daqui, desta terra, pouco feia mas com muita maldade e gente "alcoviteira"! Então, a "catolicidade" das pessoas é incrível. (…); o que eu gostava era que, tudo aquilo que eu falo das pessoas elas falassem de mim, ou seja, NADA!!! Mas para quê lamentos? Não serve de nada…. As pessoas não vão mudar! (…) E aquele ditado "nas costas dos outros vejo as minhas", tanto o posso encarar como verdadeiro ou não (…). Concluo, assim, um GRANDE desabafo.
A “Anita” quer ser feliz na terra onde nasceu, apesar de tudo…
Eu, teimoso me confesso: a paixão tem nome de gente - é aqui que “vou ser feliz”, espero!

9 comentários:

  1. Viva.
    A "croniquetas" desta qualidade, chamam-se: Boas Crónicas!
    A "Anita" tem um pensamento certeiro no que escreve.
    E, depois... é sempre bom voltar ao "Ritual", tem palavras que nos fazem pensar... e como é bom pensar!
    Permita-me um Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Já vi que a Anita continua a ensinar os adultos!!

    Boa, Anita, a malta "daqui de baixo" está contigo!!! (e com o Cuco que a apoia!!!)

    ResponderEliminar
  3. Dá-lhes, Anita! E ser feliz é como ir para fora cá dentro...

    ResponderEliminar
  4. "lavar roupa suja" é algo que de bom nada tem conversa não existe.

    por isso as pessoas não vão mudar, mas nós podemos fazer por mudar
    vai em frente "anita"

    :)

    ResponderEliminar
  5. Pois é....eu tive o mesmo pensamento que a Anita a uns 7 anos atrás...e fui, para longe, para uma terra, onde ninguem olha, ninguem fala, e onde ao contrário do que muita gente pensa existe fraternidade! Cá estou eu em Lisboa, trabalho, namoro, vou a praia, ouço jazz....e bebo margaritas...e ninguem olha ninguem comenta...é assim a vida aqui...sou feliz...numa terra que sempre foi a minha e que acolhe sem maldade...a mesma maldade que quando ai retorno....me olha com desdem de não ter ficado presa a uma terra que me deu tanta alegria...e por fim me fez reclusa...Srº Carlos mesmo sem margaritas o seu Bar é sem sombra de dúvida o melhor de toda a zona..a 7 anos aberto. Parabéns!
    E obrigado pela conversa deliciosa que tivemos em Abril quando eu estava de férias. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Belissima croniqueta, mas é mesmo assim a má lingua gera o seu proprio combustivel e as vezes é imparavel.

    =) Esper que felicidade esteja ai.

    ResponderEliminar
  7. Sim Sr. Carlos isso é verdade, as pessoas muitas vezes nao sabem o que dizem, mas magoam-nos. Mas deixe isso, porque eu acredito que vai ser feliz, porque merece. Um abraço grande e sabe que pode contar comigo, independentemente das decisões que tome - eu estou lá. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olha se fosse ao médico é que ela fazia bem sabes para tratra certas maleitas às vezes tem que ser...

    ResponderEliminar