9 de janeiro de 2006

Vamos a "votos"!

"Eu", no lápis de Paulo Araújo





Há um tempito zanguei-me por coisa pouca com o vizinho do terceiro esquerdo. Era chato porque o senhor cruzava-se comigo e eu ficava sem jeito: "olho para ele ou não, digo bom dia ou finjo que não o vejo"? Estas dúvidas atormentavam-me com frequência, ou com a frequência com que passávamos um pelo outro, para ser sincero. Então, resolvi fazer as pazes com o senhor Silva (é o último nome do meu vizinho...) e agora, pelo natal, desejei-lhe "boas festas", estendendo a mão.
Retribuição da praxe, que agradeci.
Simpático, este senhor Silva!...
- Pronto, pensei, assim é que é bonito, os vizinhos não devem andar desavindos, ainda nos cruzamos em algum sítio público com mais pessoas por perto, e continuaria a ser chato alguém notar a indiferença mútua...
Confesso que fui um pouco agressivo com ele no dia em que decidi virar-lhe as costas- até fiz por esquecer o seu nome próprio, com o intuito claro de o desconsiderar aos ouvidos de quem estava. Errei, dou a mão à palmatória da professora Georgina, que já morreu, por isso descanse em paz; por mim está perdoada - as reguadas nem sempre eram justas, mas o que lá vai, lá vai.
Como se vê, tenho esta mania de esquecer e perdoar os arrufos, as injustiças, etc, etc...
Entretanto, o senhor Silva candidatou-se ao lugar de presidente do condomínio do prédio que habitamos e não está de modas: organiza um comício junto à porta do elevador, no rés do chão, com a intenção de explicar aos restantes inquilinos as razões da sua candidatura ( um ritual de todos os comícios, digo eu...) ! Ainda lhe zumbi ao ouvido que sem um "bebício"era difícil juntar as pessoas, o senhor Silva concordou e deu, de imediato, ordens à técnica da limpeza das escadas para comprar bifanas, "minis" e sumos sem gás.
Como sou presidente do clube do bairro e tenho alguma influência (modéstia à parte) junto dos vizinhos do primeiro andar e não só, o senhor Silva, sem qualquer intenção de se aproveitar da minha posição social, é preciso que se diga, convidou-me para estar ao seu lado no dia da festança.
E assim foi! Até usei da palavra para afiançar que a nossa desavença foi coisa de putos, hoje somos grandes amigos, enfim.... disse o que a ocasião pedia, do alto meu havano, num jeito, tipo democrata, eu é que sei, eu é que mando - essas coisas que sempre se dizem quando se tem um estatuto social como o meu!
Agora é esperar pelo dia das eleições, que estão para breve.
E em Fevereiro há Carnaval ...

2 comentários:

  1. Gostei, texto com certo tom de ironia, mordaz e de uma subtileza...mas ao mesmo tempo com um certo ar de cómico, pois deu-me vontade d rir, todo este conjunto.
    :) parabéns

    ResponderEliminar
  2. Simpático e oportunista, o Snr. Silva. Mas lá que resulta, disso não temos dúvidas.Se calhar até ganhou o "lugar", ou no minimo lidera todas as sondagens....
    Viva a democracia.

    ResponderEliminar